Ética na publicação e boas práticas editoriais
A Revista EJEF adota e promove os mais altos padrões de ética na publicação científica e integridade acadêmica. Todas as partes envolvidas no processo editorial — autores, pareceristas, editores e equipe técnica — devem observar condutas responsáveis e transparentes, de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos.
A revista pauta-se pelas diretrizes do Committee on Publication Ethics – COPE, bem como pelos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas – COPE, DOAJ, OASPA e WAME.
Autores devem garantir a originalidade e ineditismo de seus manuscritos (ou informar o não ineditismo), a adequada citação de fontes e a veracidade dos dados apresentados. Casos de plágio, autoplágio, manipulação de resultados, autoria indevida, submissões simultâneas ou qualquer outro tipo de má conduta científica serão tratados com rigor, podendo resultar na rejeição do manuscrito, retratação ou notificação à instituição de origem.
A avaliação dos manuscritos ocorre por revisão por pares em sistema duplo anônimo, assegurando imparcialidade e qualidade acadêmica. Conflitos de interesse devem ser declarados por todos os envolvidos.
A Revista EJEF reserva-se o direito de adotar medidas corretivas sempre que forem identificadas falhas éticas, mesmo após a publicação.