MAIS UM FILTRO AO ACESSO À JUSTIÇA NOS JUIZADOS ESPECIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70982/rejef.v1i7.94

Palavras-chave:

Juizados Especiais, Filtros, Acesso à Justiça

Resumo

O presente artigo aborda, sob uma perspectiva crítica, filtros que são estabelecidos por decisões judiciais no âmbito dos Juizados Especiais que vão de encontro aos fundamentos de sua criação, aos objetivos que os norteiam, em verdadeira ofensa ao acesso à Justiça. Especificamente abordaram-se casos concretos que impediam o acesso aos Juizados Especiais por pessoa jurídica enquadrada como microempresa. O artigo procurou demonstrar que os critérios hermenêuticos adotados nas decisões eram contraditórios com a própria solução do caso concreto. Defende, ao final, a democratização do acesso à Justiça.

Biografia do Autor

Diogo Abineder Ferreira Nolasco Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Direito Processual pela UFES. Parecerista da Revista Brasileira de Processo – RBDPro e do Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais –IBCCRIM

Downloads

Publicado

30.09.2025

Como Citar

PEREIRA, Diogo Abineder Ferreira Nolasco. MAIS UM FILTRO AO ACESSO À JUSTIÇA NOS JUIZADOS ESPECIAIS. Revista EJEF, Belo Horizonte, Brasil, v. 1, n. 7, 2025. DOI: 10.70982/rejef.v1i7.94. Disponível em: http://revistaejef.tjmg.jus.br/index.php/revista-ejef/article/view/94. Acesso em: 6 out. 2025.