O DIREITO À SAÚDE E O COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO:

o comportamento antiético das empresas farmacêuticas ao utilizar o marketing para reduzir a concorrência no setor e obter lucros mais expressivos

Autores

  • José Alberto Monteiro Martins Unicuritiba

DOI:

https://doi.org/10.70982/rejef.v1i5.39

Palavras-chave:

Marketing, Corrupção, Compliance, Indústria farmacêutica

Resumo

Objetivo: O presente estudo investiga o marketing como instrumento utilizado de forma global pelas indústrias farmacêuticas para reduzir a concorrência no setor e obter lucros mais expressivos na venda de seus produtos nos mercados doméstico e internacional e o compliance anticorrupção como ferramenta para preveni-lo. Metodologia: O estudo adota o método dedutivo, por intermédio de uma abordagem qualitativa, para produzir informações aprofundadas; quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica e documental, mediante a revisão da literatura sobre o tema. As fontes bibliográficas incluem artigos científicos e obras sobre o tema; as fontes documentais incluem relatórios internacionais sobre transparência nos negócios e decisões judiciais administrativas proferidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América. Resultados: Esta análise mostra que são necessárias políticas anticorrupção em toda a cadeia de valor farmacêutica para aumentar a transparência em torno dos principais pontos de decisão e fortalecer a responsabilidade dos atores. Combater a corrupção no setor da saúde é essencial para garantir o desenvolvimento humano e econômico. Um dos desafios é a corrupção e a saúde serem frequentemente interpretadas como duas áreas distintas de políticas públicas. Contribuições: A pesquisa é um estudo relevante para o setor da saúde em âmbito global, pois esclarece as práticas de corrupção viabilizadas por meio do marketing junto aos profissionais da saúde, bem como a vulnerabilidade da população, que é carecedora de informações técnicas.

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Publicado

10.12.2024

Como Citar

MONTEIRO MARTINS, José Alberto. O DIREITO À SAÚDE E O COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO: : o comportamento antiético das empresas farmacêuticas ao utilizar o marketing para reduzir a concorrência no setor e obter lucros mais expressivos. Revista EJEF, Belo Horizonte, Brasil, v. 1, n. 5, 2024. DOI: 10.70982/rejef.v1i5.39. Disponível em: https://revistaejef.tjmg.jus.br/index.php/revista-ejef/article/view/39. Acesso em: 22 dez. 2024.